top of page

PEGA LEVE!- EXCURSIONISMO DE MÍNIMO IMPACTO

 
 
 
 
 


 
As instruções e práticas preservacionistas indicadas são baseadas no Programa "PEGA LEVE!" – de Mínimo Impacto em Ambientes Naturais, desenvolvido pelo CENTRO EXCURSIONISTA UNIVERSITÁRIO. Vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Fundação Florestal divulga o material, adotado em todo o planeta, no seu Caderno de Ecoturismo. Segmento de turismo que mais cresce no mundo, o ecoturismo inclui as atividades de caminhada em trilhas, arvorismo, montanhismo, rafting e observação de pássaros entre outras atividades.

Os princípios do ecoturismo são oito: vejamos:

 
  1. Planejamento é fundamental: Entre em contato com a administração do parque para saber todos os requisitos e regulamentos para realizar a trilha. Informe-se sobre as condições climáticas do local. Procure viajar em pequenos grupos. Escolha as atividades de acordo com o seu condicionamento físico e o seu nível de experiência. Tenha claro que os ambientes naturais oferecem condições não controladas e são dinâmicos, podendo oferecer dificuldades e riscos incomuns para pessoas pouco preparadas. Caso você não tenha experiência, não se arrisque. Entre em contato com empresas de ecoturismo da região e monitores ambientais.
     
  2. Você é responsável por sua segurança: O resgate em ambientes naturais é complexo e, frequentemente, os serviços médicos estão distantes; mantenha as informações médicas de cada integrante do grupo sempre à disposição. Em caso de necessidade, entre em contato com um funcionário do parque, informe-se se há sinal de celular na trilha, grave o número telefônico que os funcionários do parque fornecem. Aprenda as técnicas básicas de segurança, como primeiros socorros e orientação. Acidentes e agressões à natureza são causados por improvisações, negligência e uso inadequado de equipamentos. Tenha equipamento apropriado para cada situação e saiba utilizá-lo corretamente. Leve os itens essenciais: lanterna, agasalho, capa de chuva, chapéu, estojo de primeiros socorros, alimento, água, repelente e filtro solar.
     
  3. Cuide dos locais por onde passa: Mantenha-se nas trilhas predeterminadas. Não utilize atalhos, pois estes favorecem à erosão e à destruição da vegetação. Ao percorrer uma trilha certifique-se se esses locais permanecem como se ninguém houvesse passado por ali.
     
  4. Traga seu lixo de volta: levar uma embalagem cheia pode trazê-la vazia na volta. Não enterre o lixo. Animais podem cavar e espalhá-lo. Utilize as instalações sanitárias disponíveis. Caso a área não disponha, cave um pequeno buraco de centímetros de profundidade longe de qualquer fonte de água, ou áreas de circulação. Traga restos de alimentos, papéis e outros materiais higiênicos de volta. Não use sabão de nenhum tipo nos rios e fontes de água.
     
  5. Deixe tudo em seu lugar: Resista à tentação de levar “lembranças” para casa. Deixe pedras, artefatos, flores, frutos, conchas, etc. onde você os encontrou. Tire apenas fotografias. Deixe suas pegadas e leve apenas suas memórias.
     
  6. Não faça fogueiras: Fogueiras matam o solo e a vegetação. Representam grande risco de incêndios florestais.
     
  7. Respeite os animais e as plantas: Observe os animais a distância e não tente espantá-los ou pegá-los. A proximidade pode ser interpretada como ameaça, provocando grande estresse. Não alimente animais selvagens. Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.
     
  8. Seja cortês com outros visitantes e com a população local: com a população local: Caminhe em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia com a natureza. Trate os moradores da área com cortesia e respeito. Seja educado e comporte-se com cuidado para não ofendê-los. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura locais. Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, monitoria, transporte e outros serviços. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade. Deixe os animais de estimação em casa. Prefira roupas e equipamentos de cores suaves ou neutras.

Pega Leve! é um programa voltado para o despertar da consciência sobre a convivência responsável e respeitosa que o ser humano deve ter com o ambiente natural, de forma a causar o mínimo impacto possível. Ele é mais que uma campanha para garantir o bom uso das trilhas e acampamentos limpos, mas um código de conduta ambiental que tem como objetivo orientar o cidadão sobre a importância da conservação da biodiversidade.


Esse código de conduta, com todas as informações e os oito princípios básicos, foi criado em 2002 para democratizar o conhecimento das condutas de mínimo impacto em ambientes naturais, tendo como referência as publicações da norte-americana "
Leave no Trace", o material do "New Zealand Mountain Safety Council", o folheto Conduta Consciente em Ambientes Naturais, organizado e editado pelo Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o CENTRO EXCURSIONISTA UNIVERSITÁRIO, além do folheto Excursionismo Consciente, organizado pelo geógrafo e excursionista Roney Perez dos Santos e distribuído pelo CEU em 1989.


Águas cristalinas, cenários exuberantes, refúgios de vida silvestre. São muitos os encantos que a natureza oferece aos cinco sentidos do turista ecológico. Para que o ecoturista possa desfrutar essas maravilhas sem colocar sua vida em risco e contribuir para a conservação da natureza, o lema do amante da natureza deve ser: “Nada tire senão fotografias, nada deixe senão pegadas, nada leve senão memórias”.

Aqui, você encontra
as seguintes publicações

Pega Leve! para consulta e download:

Série Pega Leve! Aventura

Série Pega Leve! Biomas

LNT: Leave No Trace

Se você não está familiarizado com essas 3 letras e com o conceito dos Sete Princípios de Leave No Trace, você definitivamente está no lugar certo.

Sair e desfrutar do ar livre em qualquer atividade recreativa não é uma experiência completa, a menos que você pratique estas diretrizes.

Alguns dizem que você pode até pegar essas ideias e aplicá-las em quase qualquer parte da sua vida! Como você pode ver abaixo, é mais do que simplesmente empacotar o lixo.

 

  1. Planeje com antecedência e prepare-se

  2. Viaje e acampe sem interferir nos locais por onde passar

  3. Descarte os resíduos de maneira adequada

  4. Deixe tudo em seu lugar, não pegue, não deixe nada

  5. Não faça fogueiras

  6. Respeite a vida selvagem

  7. Seja atencioso com outros viajantes

World Wide Fund for Nature

 

A World Wide Fund for Nature Inc. (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, é uma organização não-governamental internacional fundada em 1961 que trabalha na área de preservação da natureza e redução do impacto humano no meio ambiente. Anteriormente, era chamado de World Wildlife Fund, o que continua sendo seu nome oficial no Canadá e nos Estados Unidos.
A WWF é a maior organização de conservação do mundo, com mais de cinco milhões de apoiadores em todo o mundo, trabalhando em mais de 100 países e apoiando cerca de 3.000 projetos ambientais e de conservação. Eles investiram mais de US$ 1 bilhão em mais de 12.000 iniciativas de conservação desde 1995. A WWF é uma fundação com 65% de financiamento de indivíduos e legados, 17% de fontes governamentais (como o Banco Mundial, DFID e USAID) e 8% de empresas em 2020.
bottom of page