top of page

CAMINHADA

Ecoturismo: sinalização em trilhas ajuda na segurança e na educação ambiental

Iniciativa governamental e da sociedade civil auxilia turistas com a sinalização de trilhas pelo país

Ecoturismo é um dos segmentos que mais crescem no país, por isso é primordial atentar-se às orientações de segurança em ambientes naturais para quem gosta de visitar e viver aventuras maravilhosas em meio a natureza. Uma das experiências turísticas que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros são as belas trilhas de longo curso que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país.

Ano após ano observa-se um aumento expressivo na demanda de visitação nas unidades de conservação federais, saltando de 5,7 milhões de visitas em 2012 para 21,7 milhões de visitas no ano de 2023, a partir do esforço de implementação de trilhas nesses espaços.

O Brasil é o 3º país do mundo em atrativos naturais no ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial. Também conquistamos o título de melhor país do mundo para o ecoturismo no mundo, em função da rica biodiversidade presente em todos os biomas brasileiros.

A UNESCO indicou 7 Patrimônios Mundiais Naturais no País, e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima já criou 74 Parques Nacionais, 67 Florestas Nacionais e 37 Áreas de Proteção Ambiental. Ou seja, um ambiente fértil para este tipo de turismo. Logo, pensar em segurança, educação ambiental e preservação da natureza, é fundamental.

A RedeTrilhas, iniciativa criada por voluntários da sociedade civil em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se preocupa em desenvolver trilhas de longo curso em todo o país e com a sinalização dos percursos.

As trilhas da rede são identificadas com o símbolo de pegadas amarelas e pretas e trazem mais segurança aos turistas, que contam com trilhas sinalizadas e com a indicação de pontos de interesse turístico, locais para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.

1

Ecoturismo: sinalização em trilhas ajuda na segurança e na educação ambiental

Iniciativa governamental e da sociedade civil auxilia turistas com a sinalização de trilhas pelo país

2

Vem aí o 2° Circuito de Pedalada e Caminhada de
Mandaguari

O 2º Circuito de Pedalada e Caminhada de Mandaguari ocorre no domingo (28/04) no município

bottom of page