top of page

ESCALADA

ESCALADA ESPORTIVA

Paris 2024 - Olympic Games

O que é Escalada Esportiva?

A Escalada Esportiva é uma disciplina moderna originada da escalada tradicional.

Existem três disciplinas diferentes: boulder, lead e speed. Em todos eles são utilizadas âncoras permanentes fixadas em uma parede artificial para a escalada.


Por quem, onde e quando foi inventada a Escalada Esportiva?

Acredita-se que a escalada em rochas naturais como atividade recreativa tenha surgido no final do século XIX. A escalada como esporte competitivo começou em 1985 em Bardonecchia perto de Turim, Itália em um evento chamado “SportRoccia”. Um ano depois, o primeiro evento de competição em uma parede de escalada artificial foi organizado em Vaulx-en-Velin, perto de Lyon, na França.


No início da década de 1990, foi decretado que os eventos internacionais ocorreriam apenas em infraestruturas projetadas propositadamente, deixando o ambiente natural sem impacto. Um dos valores fundamentais do esporte é a preservação do meio ambiente, cabendo aos alpinistas a responsabilidade pela manutenção dos ambientes em que escalam. Uma nova era da escalada esportiva moderna começou e o primeiro Campeonato Mundial foi organizado em Frankfurt, Alemanha, em 1991.


Uma nova era da escalada esportiva moderna começou e o primeiro Campeonato Mundial foi organizado em Frankfurt, Alemanha, em 1991.A escalada esportiva se tornou muito popular nas últimas duas décadas. O desenvolvimento de paredes de escalada contribuiu para a popularidade da escalada esportiva, tornando-a acessível a todos.


Quais são as regras da Escalada Esportiva?

Existem regras diferentes para cada disciplina de escalada

esportiva:


  • No boulder, os atletas escalam paredes de 4,5 m de altura sem cordas, em um período limitado de tempo e no menor número de tentativas possíveis. A classificação é decidida pelo número de problemas superados.

  • Na prova de lead, os atletas escalam com uma corda o mais alto que conseguem em uma parede de mais de 15m de altura, em seis minutos, sem ter visto o percurso antes do tempo. Requer todas as habilidades físicas e mentais dos atletas.

  • Speed é uma corrida espetacular contra o relógio com rodadas de eliminação um contra um, que combinam precisão e explosividade. A parede tem 15m de altura e uma inclinação de cinco graus. O recorde mundial masculino é de 5,00 segundos (Kiromal Katibin, Indonésia) e 6,53 segundos para o feminino (Aleksandra Miroslaw, Polônia).


Escalada Esportiva e os Jogos Olímpicos


A escalada esportiva deu seus primeiros passos no cenário Olímpico nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018 e fez sua estreia Olímpica oficial em Tóquio 2020.


A escalada esportiva estará em Paris 2024 com um formato diferente: serão duas séries de medalhas por gênero . Ao invés de competir em uma única prova que combina boulder, lead e speed, os atletas vão batalhar pela glória em duas provas: speed; boulder e lead combinados - com uma medalha de ouro em oferta em cada evento. O esporte também está incluído no programa Olímpico de Los Angeles 2028.


Melhores alpinistas esportivos para assistir


Janja Garnbret, da Eslovênia, e Alberto Ginés, da Espanha, foram coroados em Tóquio 2020 como os primeiros campeões Olímpicos da história da escalada esportiva. Seu objetivo é se classificar para Paris 2024 e fazer história novamente.


Primeira campeã Olímpica da história da escalada esportiva
Janja Garnbret, da Eslovênia

Adam Ondra (República Checa), Jan Hojer (Alemanha), Alex Megos (Alemanha), Colin Duy (EUA) ou Jakob Schubert (Áustria) serão outros grandes concorrentes.


No lado feminino, alguns dos melhores nomes da disciplina combinada são: Brooke Raboutou (EUA), Akiyo Noguchi (Japão), Fanny Gibert (França) e Chaehyun Seo (Coreia)


A escalada speed terá seu próprio conjunto de medalhas em Paris 2024. É considerado o esporte mais rápido das Olimpíadas. O indonésio Kiromal Katibin é o recordista mundial: consegue escalar

a parede de 15 metros em 5,00 segundos. Seu companheiro de equipe Veddriq Leonardo é outro a se observar: seu recorde pessoal é de 5,20 segundos.


No feminino, a polaca Aleksandra Miroslaw é outra especialista em speed. Ela competiu em Tóquio 2020 terminando em 4o lugar geral, quebrando o recorde mundial de 6,84 segundos. Ela reduziu para 6,53 na Copa do Mundo IFSC em Salt Lake City em maio de 2022.


Regras da Competição de Escalada Esportiva em Paris 2024


Em comparação com os 40 atletas que competiram em Tóquio 2020, haverá 68 atletas em Paris: 28 para speed e 40 para o boulder-and-lead combinado. Em Tóquio, cada atleta competiu nas três disciplinas e as pontuações finais refletiram os resultados combinados das três competições. O

alpinista com a pontuação mais baixa levou para casa a primeira medalha de ouro Olímpica da história da escalada esportiva.


Em Paris 2024, duas competições coroarão seu próprio campeão Olímpico na escalada esportiva. Uma será uma competição combinada dos eventos de boulder e lead, e a segunda contará apenas

com um evento de speed.


As competições estão programadas de 5 a 10 de agosto no Le Bourget Sport Climbing Venue em Saint Denis.


Como se classificar para a Escalada Esportiva (boulder e lead) em Paris 2024



Clique aqui para ver mais

1

ESCALADA ESPORTIVA

Paris 2024 - Olympic Games

2

Escalada em rocha: Quais são os tipos de fundamentos existentes para o estilo livre

Fonte: Blog de Escalada - Autor: Luciano Fernandes
---- Maio de 2015 ----

3

Aqui estão os atletas que competirão na escalada esportiva na Olympic Qualifier Series

Mais de 160 escaladores estão buscando 30 cotas para Paris 2024 na Olympic Qualifier Series. Conheça os nomes dos atletas que conquistarão uma vaga nas competições de alto risco que decorrem entre maio e junho de 2024.

bottom of page