top of page

ESCALADA

Escalada em rocha: Quais são os tipos de fundamentos existentes para o estilo livre

Fonte: Blog de Escalada - Autor: Luciano Fernandes
---- Maio de 2015 ----

Escalada não é um esporte fácil nem muito fácil de explicar a uma pessoa leiga. Graduações de vias, tipos de escalada e estilos parecem um outro idioma. Procurando desmistificar um pouco o assunto, já foi publicado aqui na Revista Blog de Escalada um artigo explicando o que seria a escalada em estilo livre. Dentro do estilo livre há várias técnicas que devem ser utilizada pelos escaladores em geral.


Dentro de cada técnica existe ainda o estilo que uma determinada via possui. O estilo que a via possui (fenda, chaminé, positiva, negativa, etc) depende da predominância da técnica necessária durante toda a sua ascensão. Por isso durante o amadurecimento de uma pessoa que escala há naturalmente uma preferência por uma técnica ou outra. Assim como em cada esporte existem vários fundamentos a serem aprimorados, na escalada também existe esta necessidade.

Por isso assim como no futebol (chute, passe, cabeceio, condução, lançamento, etc), basquete (passe, arremesso, marcação, bloqueio, etc) a escalada apresenta também alguns tipos de fundamentos. Os principais são técnicas de agarras , oposição, entalamento (pés e mãos), chaminé, diedro, aderência.


Técnica de agarras

Primeiramente antes de saber quais as técnicas de agarras é necessário entender o que é uma agarra de escalada. Denomina-se agarra de escalada toda e qualquer saliência natural da rocha. Podem ser pequenos degraus (conhecidos como regletes), buracos, batentes, etc. Futuramente iremos  elaborar um artigo exclusivo sobre os tipos de agarras existentes em rocha, assim como seus sinônimos e nomenclaturas regionais.


Como na escalada em livre usa-se somente os pés e mãos na rocha para escalar, estas saliências são usadas para colocarmos nosso equilíbrio. O objetivo principal é colocar a sustentação do peso corporal em cima dos pés e das mãos. Por este motivo é que o escalador em rocha, usualmente, está com pouco peso corporal. Este tipo de técnica é muito usada em paredões homogêneos.


Veja Mais

1

ESCALADA ESPORTIVA

Paris 2024 - Olympic Games

2

Escalada em rocha: Quais são os tipos de fundamentos existentes para o estilo livre

Fonte: Blog de Escalada - Autor: Luciano Fernandes
---- Maio de 2015 ----

3

Aqui estão os atletas que competirão na escalada esportiva na Olympic Qualifier Series

Mais de 160 escaladores estão buscando 30 cotas para Paris 2024 na Olympic Qualifier Series. Conheça os nomes dos atletas que conquistarão uma vaga nas competições de alto risco que decorrem entre maio e junho de 2024.

bottom of page